KickBoxing

Benefícios do KickBoxing

O kickboxing quando praticado com regularidade promove um aumento dos índices físicos e psíquicos, nomeadamente   coordenação motora, equilíbrio, capacidade cardio-respiratória, força, flexibilidade, resistência, auto controle, auto confiança, concentração e perda de peso.

A aprendizagem da técnica desta atividade proporciona um gosto pelo seu treino semanal assíduo, proporciona ainda um aumento das suas relações inter-pessoais dentro e fora do seu local de treino.

Período mínimo para fazer efeito:

Se praticado regularmente (3 vezes por semana), os resultados físicos e técnicos aparecem rápido, em cerca de um a dois meses.

Gasto calórico médio

Ídade mínima

História

O Muay Thai foi para o Japão em 1965, através do empresário Osamu Nogushi (Urnamed Thai Combat – Hard Stockman), onde foi efetuada a primeira adaptação internacional na modalidade, quando os Japoneses implantaram a modalidade com o nome de Japanese Kickboxing. Posteriormente vários lutadores de Karate Kyokushinkaikan, que é uma modalidade de contato, migraram para o KickBoxing, como por exemplo, Kenji Kurosaki, Toshio Fujiwara , A. Takashi, Yoshiji Soeno , Takashi Azuma.

Modalidades de kickboxing

O Kickboxing divide-se em várias modalidades de competição, a qual o atleta opta pelo seu melhor desempenho.

 

FULL CONTACT

 

Modalidade de contato, com o uso de Luvas de Boxe, Protetor de pé (Botinha) e Caneleira.

 

Regras: Uso dos punhos idêntico ao Boxe Inglês, Costa da mão e chutes aplicados da cintura para cima, ou seja, corpo e rosto. O uso do Ashi Barai (rasteira) poderá ser utilizada desde que seja com a lateral interna do pé. É necessário aplicar por Round, no mínimo de 08 chutes no oponente.

 

LOW KICK

 

Modalidade de contato, com o uso de Luvas de Boxe e Protetor de Pé (Botinha).

 

Regras: Uso dos punhos idêntico ao Boxe Inglês, Costa de Mão e Chutes aplicados na coxa (tanto interno como externo), no corpo e rosto.

 

THAI BOXING ou THAI KICKBOXING

 

Modalidade de contato, com o uso de Luvas de Boxe.

 

Regras: Uso dos punhos idêntico ao Boxe Inglês, Costa de Mão e Chutes aplicados na base da perna (panturrilha, tornozelo), coxa (tanto interno como externo), corpo e rosto, e também fazendo uso da joelhada e clinche.

 

MUAY THAI

 

Modalidade de contato, com o uso de Luvas de Boxe.

 

Regras: Uso dos punhos idêntico ao Boxe Inglês, Cotoveladas no rosto e chutes aplicados na base da perna (panturilha , tornozelo), coxa, corpo e rosto, e também fazendo uso da joelhada.

 

No início dos combates é realizado o ritual Wai Kru (Dança de agradecimento ao treinador) e durante as lutas é tocada a música típica do Muay Thai.

 

LIGHT CONTACT OU SEMI CONTACT

 

Modalidade de semi contato, ou seja, contato leve ou moderado, luva aberta e protetor de pé e canela.

 

Regras: Uso de golpes de punho: Jab, Direto, Costa de Mão, no rosto e corpo; chutes da cintura para cima, ou seja, corpo e rosto. Todos os golpes tem que ser controlados, ou seja, com velocidade e retesamento ao impacto. O uso de Ashi Barai (rasteira) poderá ser utilizada desde que seja com a lateral interna do pé. É uma modalidade de pontuação, ou seja, quem consegue o maior número de pontuação, ganha a luta. Nesta modalidade não poderá ocorrer o nocaute, e nenhum contato excessivo, que poderá ser penalizado ou desclassificado.

 

FULL CONTACT KARATE

 

Modalidade de Contato, não usando nenhum tipo de proteção. Baseado no estilo Kyokushinkaikan.

 

Regras: Uso dos punhos, cuteladas e cotoveladas limita-se da linha de cintura até a linha abaixo do pescoço, ou seja, no corpo propriamente dito. Os golpes de pernas (chutes) poderá acertar: panturilha e tornozelo, coxa, corpo e rosto, além do uso de joelhada.

 

Em algumas Organizações/ Federações existem outras modalidades também como o Sanshou (Kickboxing Chinês), Kudo (Kakutô Karate) e o MMA (Mixed Martial Arts).

 

CLASSIFICAÇÃO DAS DIVISÕES DE PESO

 

Depende de Organização para Organização podem variar os nomes das categorias como também o peso exigido em cada uma delas.

 

MOSCA LIGEIRO até 50.999 KG

MOSCA De 51 a 55.999 KG

GALO De 56 a 60.999 KG

PLUMA De 61 a 65.999 KG

PENA De 66 a 70.999 KG

LEVE De 71 a 75.999 KG

MÉDIO De 76 a 80.999 KG

MÉDIO PESADO De 81 a 85.999 KG

PESADO De 86 a 90.999 KG

CRUZADOR De 91 a 95.999 KG

SUPER PESADO ACIMA de 96 KG

Quem deve fazer?

A partir dos 08 anos de idade, pode-se começar o treino de kickboxing. Para crianças menores, é importante que a aula tenha características mais lúdicas, além das noções da luta.

Riscos

Os riscos são proporcionais à prudência do professor, isto é, com um professor cuidadoso, o aluno corre poucos riscos de se machucar.

Horários Kickboxing

Contato

Telefone

(11) 4996 1287

Endereço

Av. Araucária, 483 – Parque Novo Oratório, Santo André – SP

Precisa de ajuda?